• André V Wolfenberg Zanuto

O que é um Vídeo Marketing e qual a importância dele?

Atualizado: 5 de Set de 2019

Se você está aqui, é por que já sabe que nos dias de hoje marcas já não podem só comunicar com imagens estáticas e textos — isso não gera engajamento. O consumidores tem por todos os lados vídeos ao vivo, interações com gravações 360 graus, realidade aumentada e diversas outros tipos de mídia.

Este é o principal motivo que empresas em todo mundo estão dando foco a conteúdos dinâmicos.


Devido a esse crescimento, quem não produz conteúdos em vídeos regularmente, acabam caindo no esquecimento. Mas se você não tem budget para contratar uma empresa de produção, vou dar algumas dicas de como encantar seus clientes. Vem comigo!

Com este guia, você vai aprender qual tipo de vídeo você precisa e como você pode fazer a distribuição dele para acelerar os resultados.


Criando estratégia de marketing para a produção


Desenhar estratégias não é algo novo. Ninguém cria um vídeo para televisão sem ter um plano de como ele será feito. Aqui você irá aprender como trabalhar com valores, processos de produção e muito mais.


Procure seu público alvo



Antes de qualquer coisa, é necessário entender seu público. Essa etapa é crucial na produção audiovisual. Cada público e audiência tem linguagens, costumes e gostos particulares. Você não pode utilizar uma música pop para um público que gosta de rock n’ roll. O primeiro trabalho é entender a linguagem correta de quem está comprando. Para isso, podemos mapear de com algumas perguntas simples.


  1. Para quem é este serviço ou produto? — É para gerentes, mães, idosos?

  2. Quais mídias seus clientes utilizam? — tanto online ou offline. Pode ser uma tv no elevador ou até canais de engenharia no YouTube.

  3. Qual o propósito do vídeo? — Escolha qual etapa do funil eles estão para desenhar a estratégia(aprenda no próximo tópico).


Existem outras perguntas que podem ser feitas, mas com essas três, já é possível saber quem é, aonde estão e como alcança-los.


Iniciando com seus objetivos


A primeira etapa ao criar uma estratégia de vídeo é definir qual o objetivo final dele. Existem diversos funis de marketing no mercado, mas desenhamos um exclusivo para sua produção. Você deve decidir como apresentará sua mensagem em cada estágio para seu público alvo.


  • Atenção: Aqui, o desafio ou oportunidade é demonstrar para as pessoas que assistem que precisam da sua empresa. Os primeiros segundos do vídeo, devem atrair a atenção demonstrando o a problemática para sua audiência.

  • Oportunidades: O cliente está curioso como será a solução deste problema, nessa fase, você pode mostrar detalhes do produto ou serviço que irá solucionar o problema.

  • Decisão: Nessa etapa é importante pontuar por que a sua é a melhor solução do mercado. Queremos que o consumidor se sinta confiante em fechar negócio com você.

  • Emoção: Nossa lembranças estão associadas à emoção, após apresentar sua proposta, é importante cativar sua audiência com mensagens que gerem emoção.

Essas etapas podem ser trabalhar de formas separada, pois uma é complementar a outra. Uma ação de compra pode levar algum tempo, então é importante trabalhar audiências diferentes com vídeos únicos.

  1. Caso seu objetivo seja atrair novos clientes, você deve focar na atenção dele. Pode ser que ele nem saiba que o problema existe. Temos que faze-lo enxergar que possui algo para resolver.

  2. Se quer atenção dessa audiência, foque nas oportunidades, crie desejo para seu produto ou serviço.

  3. Quando perceber que o engajamento está alto — através das métricas — chegou a hora de mostrar o por que seu produto ou serviço é o ideal para ele.

  4. Os consumidores devem lembrar da sua marca. Você pode por exemplo trazer cases de sucesso, vídeos motivacionais e demonstrar como sua solução mudou o dia a dia de cada consumidor.

Pense qual história será contada


Decidir a maneira de contar a história é a parte mais difícil e divertida do trabalho. Você vai mapear quatro pontos que irão servir de base.


Protagonista — deve ser uma pessoa que tenha um alinhamento com o público alvo

Conflito — Qual a problemática que ele estão enfrentando?

Oferta — Como você irá apresentar seu produto ou serviço?

Resolução — Por que é a melhor solução?


Pense qual a emoção que você quer na história, ela deve impactar seu consumidor. Você quer que eles se sintam inspirados, felizes, motivados… Pense com a emoção no momento em que estiver escrevendo o seu roteiro. Isso irá auxilia-lo a escolher o local que será feita a gravação, as cores que você deve utilizar e os elementos que devem conter.


Pense na missão da empresa


Conforme você faz o rascunho da história, pense se está de acordo com as visões e valores da sua empresa e se segue a comunicação corporativa dela. Para isso, é importante sempre pedir um Feedback para os gestores, time de marketing ou qualquer outra pessoa que irá aprovar seu vídeo.


Sempre siga um cronograma


Você está planejando desde a idéia até a distribuição, então você deve criar um cronograma para seguir. Você pode na verdade possuir vários, mas é importante segui-lo para que possa dimensionar qual está sendo seu custo/hora para essa produção, além de te deixar atento o quanto ainda falta fazer.


Abaixo um exemplo de como você pode seguir um cronograma:


Por fim, seja realista nos custos


Quando você está desenhando uma estratégia, é importante saber o quanto você pode investir dela. Sem ter o valor que está disposto a investir, é difícil mensurar até onde pode chegar. Planeje o que realmente é viável fazer dentro de casa e o que é necessário contratar à parte. Não esqueça que estará representando sua marca neste vídeo.


Você irá encontrar diversas produtoras em todo o mercado com preços diferentes. Verifique sempre qual o planejamento dela e se a linguagem está de acordo com sua necessidade. Vai utilizar vídeos para e-commerce? Veja este post!


Mãos à obra!



Rua Oscar Freire, 2379

Sao Paulo - SP  | Alpha Movies

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon