• André V Wolfenberg Zanuto

Estratégias de Video Marketing no E-Commerce

Sem dúvidas o vídeo hoje é uma das ferramentas mais poderosas para promoção de vendas. Mas quão importante é ter um Vídeo Marketing em sua página de produto?


Vamos a alguns números:

  • 80% de todo tráfego da internet são de vídeos

  • 59% dos executivos preferem assistir vídeo a ler um texto

  • 200 a 300% de aumento na taxa de clique para email marketing

  • 100% é o crescimento de consumo de vídeo por ano, de acordo com o YouTube

  • 90% dos usuários afirma que vídeo sobre produto é decisivo no processo de compra;

Além de todos esses números, utilizar vídeo em sua página de produtos farão seus consumidores ficarem mais tempo no seu site, aumentar sua credibilidade orgânica e suas conversões.


Desenvolvendo uma estratégia de Vídeo Marketing


Antes de começar a colocar dezenas de vídeos em suas páginas, é necessário determinar qual estratégia de vídeo irá funcionar melhor para seu negócio. Para páginas de produto, os conteúdos mais populares são:


Tutoriais: Usar esse tipo de vídeo, demonstra como o produto pode funcionar no dia a dia do consumidor, adicionando valor na decisão de compra.


Review de produto: Demonstra o produto com testes reais. Esse tipo de mídia aumenta a credibilidade na conversão pois demonstra os lados positivos e negativos, levando o consumidor a não criar falsas expectativas.


Unboxing: Demonstra os produtos sendo abertos, cada item incluso e a experiência ao recebe-lo. Muitos acessórios vendidos online, estão acoplados a diversos produtos em suas fotos, esse tipo de vídeo ajuda ao usuário entender o que irá receber.


Escolha qual tipo de vídeo destacar de acordo com cada produto, isso irá agregar valor à sua venda.


Dicas práticas para utilização de vídeos nas páginas


  1. Comece com os produtos mais vendidos. Se esses produtos ainda não possuem vídeo, é uma boa idéia começar com eles. Isso permite você medir o crescimento do engajamento e a conversão deste SKU.

  2. Coloque em destaque. Colocar o vídeo escondido entre as fotos, pode não gerar o resultado desejado, procure colocar o vídeo ao lado das imagens ou na descrição. Isso irá chamar a atenção de seus consumidores e encoraja-los. Dê preferência ao topo, poucos descem até o final da página.

  3. Teste diversos tipos de vídeo. Se você tem dúvida de qual tipo de vídeo utilizar em seus produtos, teste diversos tipos de vídeo. Fazendo um mix de vídeos, ajudará a determinar qual a estratégia perfeita para cada categoria de produto.

  4. Mobile first. Não é segredo que as vendas por dispositivos móveis estão crescendo, verifique como o vídeo está aparecendo em telefone e tablets.


Monitorando os resultados do sua estratégia de Vídeo Marketing


Como qualquer estratégia de marketing, você precisa monitorar a performance do conteúdo de vídeo. Descubra o que está funcionando e o que não está para fazer os ajustes apropriados, alguns pontos são:


  • Quantos consumidores estão realmente assistindo aos vídeos?

  • Por quanto tempo estão assistindo?

  • Como estão agindo nas páginas com vídeo comparado as que não possuem?

  • Seus vídeos estão impactando o tempo que os consumidores ficam em seu site?

  • Qual a taxa de conversão das páginas com vídeo comparado com as que não possuem?


Quando obtiver essas resposta, você conseguirá determinar facilmente como seguir com sua estratégia de vídeo. Isso é um fator determinante para sua estratégia funcionar, então estude por algum tempo até achar a formula mais adequada.


Vocês já estão utilizando Vídeo Marketing na sua estratégia de e-commerce? Ainda não sabe como produzir o seu? Veja esse post.


Fonte dos dados, revista Forbes.


Rua Oscar Freire, 2379

Sao Paulo - SP  | Alpha Movies

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon