• André V Wolfenberg Zanuto

Guia para anúncios no YouTube

YouTube hoje é uma das maiores plataformas para publicidade.

Números não mentem! YouTube é a segunda maior rede de busca depois do Google, com 1.9 bilhões de usuários ativos. 50 milhões de criadores que enviam mais de 500.000 horas de vídeo todos os dias.


Ao final deste guia, você estará pronto para administrar campanhas de publicidade no Youtube e entender os formatos da plataforma.


Formatos de publicidade no YouTube


Existem três categorias de publicidade:


  1. Anúncios TrueView.

  2. Anúncios em vídeo não puláveis.

  3. Anúncios Bumper.


TrueView Ads


Essa primeira categoria aparece sempre antes do início dos vídeos, é uma ótima maneira de começar com seus anúncios, por algumas razões:


TrueView permite você publicar produtos e serviços com qualquer conteúdo publicitário. Ele inclui no seu vídeo uma chamada de ação visível para levar o telespectador para URL desejado. É uma das melhores maneiras de gerar engajamento imediato com seu canal do YouTube, de acordo com o Google, com até 500% de aumento!


É de baixo risco:


São anuncios com excelente custo benefício para alcançar seu público. Você somente paga pela publicidade quando:

- Visualizaram o vídeo inteiro, ou por mais de 30 segundos

- Quando recebem a ação programada. Um clique, por exemplo.

Esses anúncios podem ser pulados após 5 segundos, então dificilmente você gastará dinheiro com pessoas que não tem interesse em seu anúncio.


Eles possuem uma ampla abrangência de audiência


A plataforma também utiliza o histórico de buscas do google para apresentar publicidade, então você está basicamente combinando as audiência dos dois maiores buscadores da internet.

TrueView pode aparecer também em outros sites através do Display Network, dependendo o tipo de publicidade escolhida: In-Strem ou Discovery


Anuncios In-Stream


Esses anúncios iniciam durante os vídeos do YouTube, além de poderem aparecer em outras redes de display do google, como aplicativos ou games.

Sua publicidade in-stream pode ter até 3 minutos de duração, mas o recomendado é que tenha até 30 segundos.

Enquanto seu vídeo é mostrado, aparece um pequeno banner para levar a pessoa para o URL definido, normalmente, um site.


Anúncio TrueView Discovery


Esta forma de anúncio parece muito com a publicidade no google, aparece na busca do usuário ou em vídeos recomendados na página de busca.

Com os anúncios Discovery, não existe limite de tempo no seu vídeo, levando em consideração que as pessoas escolheram clicar para assistir o vídeo.

Para o título do vídeo, existe o limite de até 25 caracteres e para a descrição de até 35 palavras.

Os dois tipos de campanhas TrueView são de baixo risco e alto retorno, até mesmo um anuncio pulado pode gerar uma lembrança no usuário.

Mais de 76% dos consumidores pulam publicidade por reflexo, assim que aparece a opção “pular anúncio”. Isso não exclui o grande poder desse anúncio, onde foi comprovado que pessoas que pulam anúncios de uma marca estão 10 vezes mais suscetíveis a visitar ou assinar o canal desta marca. Imagine quem realmente assiste a publicidade…


TrueView para alcance


Outra forma de utilizar essa publicidade é através do TrueView para alcance, esse modelo permite que você defina conversões ou por CPM(custo por mil). Para utilizar essa segmentação é necessário que sua publicidade esta entre 6 e 30 segundos.


É uma excelente opção para alcançar seu público rapidamente. Essa opção é recomendada para quem precisa atingir grandes audiências.


Anuncios em vídeo não puláveis


Vamos ser sinceros… anúncios não puláveis são MUITO chatos, mas é uma opção de anúncio. Existem dois tipos neste formato:

  • Anúncios no início do vídeo

  • Anúncios no meio do vídeo — aparece em vídeos maiores de 10 minutos

Para usar esse tipo de anúncio, tenha certeza que você está selecionando o público correto e que sua mensagem é super clara e interessante. Essa publicidade é paga por CPM(custo por mil), dando maior controle sobre os seus gastos.


Anúncios Bumper


A duração dele é de apenas 6 segundos e aparece no final da visualização de vídeo. Também é cobrado por CPM.

Caso queira uma inspiração de como utilizar esse tipo de anúncio, veja essa seleção.


Caso tenha dúvidas de como produzir uma publicidade de qualidade para o YouTube, leia este artigo.

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Sao Paulo - SP  | Alpha Movies

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